quinta-feira, 14 de maio de 2020

AMARO BARRETO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO



Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão (Nazaré da Mata15 de janeiro de 1825 — Recife23 de novembro de 1890) foi um comerciante, senhor de engenho, agricultor e líder político no estado do Rio Grande do Norte. Também conduziu a direção da "Casa de Guarapes", hoje, apesar de se apresentar em ruínas, um dos sítios históricos mais importantes do estado, localizado no município de Macaíba, junto à divisa com Natal.
BIOGRAFIA
Amaro Barreto nasceu em Pernambuco. Era filho de Pedro Velho do Rego Barreto e Isabel Cândida de Albuquerque Maranhão. Ainda era um jovem de 15 anos quando foi convidado pelo primo distante, Fabrício Gomes Pedroza a integrar a sua comitiva de tropeiros.[Ainda jovem veio para o Rio Grande do Norte, dedicando-se inicialmente ao comércio em Guarapes, onde passou a residir.
Em Macaíba, Guarapes, Canguaretama e, posteriormente, em Natal, Amaro Barreto foi comerciante, senhor de engenho e agricultor. Conduziu a direção da "Casa de Guarapes”  após o afastamento e morte de seu sogro Fabrício Pedrosa (pai de Feliciana Pedrosa). A Casa de Garapes foi erguida em 1858, a mando de Fabrício Pedrosa, e representou o apogeu comercial de Macaíba.
Ganhou a concessão para edificar a primeira fábrica do Estado, uma fábrica de tecidos de algodão.] Cedeu-a ao genro Juvino Barreto que a fundou em 1888.
Foi o empreiteiro e encarregado da construção da estrada que liga Natal a Macaíba via Mangabeira (1891).
Amaro Barreto casado com FELICIANA MARIA DA SILVA GOMES PEDROSA,(FOTO ACIMA) natural de Brejo de Areia, na Paraíba, nascida no dia 30 de março de  1832 e faleceu em Recife-PE, no dia 9 de maio de 1893, filha de Fabricio Gomes Pedrosa e de Maria da Cilva e Vasconcelos.
Amaro Barreto Maranhão teve diversos filhos, entre eles algumas figuras exponenciais na história do Rio Grande do Norte, como Augusto Severo, Alberto Maranhão,  Pedro Velho e  Fabrício Gomes, este é o único potiguar que foi eleito prefeito por sete vezes, na cidade de Canguaretama
A rua que liga Natal à cidade de Macaíba, via Alecrim, recebeu seu nome no início do século XX e permanece até hoje
FONTE – WIKIPÉDIA E SITE GENI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO. MINHA SANTA PROTETORA É NOSSA SENHORA DOS IMPOSSIVEIS

Minha lista de blogs